Make your own free website on Tripod.com

 

Carta de Secretários Esotéricos  Anteriores 1979 – 2003

 

 

O Conselho Diretor  propôs novos regulamentos para The Rosicrucian Fellowship.  Tal proposta provoca mudanças radicais na estrutura da organização, mudanças que deveriam requerer um mandato proveniente da solicitação de no mínimo 33-1/3 % dos membros para serem apreciadas.

 

Os membros do Conselho  não possuíam  tal mandato e , de forma relativamente secreta, produziram um documento que, no mínimo está mal elaborado. As mudanças propostas, se implantadas , podem comprometer seriamente a efetividade e a viabilidade da The Rosicrucian Fellowship.

 

Numa recente correspondência enviada aos membros, o “Bylaws Comittee” proclama  que oito entre nove membros do  Conselho Diretor  recomendam tais  mudanças,  porém  na verdade,  três desses membros votaram não aceitar tais  mudanças em  sua totalidade, e portanto rejeitaram tal  documento considerado seriamente inadequado. Os membros da The Rosicrucian Fellowship não estão sendo  devidamente  informados e nem  todos os membros do Conselho Diretor  foram  notificados a respeito da criação e envio desta correspondência, portanto  foram impossibilitados de examinar e aprovar o conteúdo da mesma antes de ser enviada.

 

Os membros não tiveram suficientemente  oportunidade  de reverem de forma consciente tal documento e compará-lo com os estatutos vigentes . Não foi dada a tradicional listagem com todos os itens modificados  acompanhadas de justificativas para as  mudanças propostas.  Uma prática justa , comum, e rotineira usada nos Estados da Califórnia, é apresentar o texto da nova proposta dos documentos legais em itálico com o texto rejeitado ou modificado da versão anterior exibido  com linhas grifadas.  Esta maioria do Conselho nega-lhe  seu direito de ter acesso a todos os detalhes das mudanças propostas.

 

Tais regulamentos propostos não refletem a filosofia aquariana da The Rosicrucian Fellowship   de compartilhamento de poderes, deveres e responsabilidades,  de estimular  todos os  aspirantes a se tornarem indivíduos responsáveis  e  confiantes em si mesmos, regidos por mecanismos   de controle que garantam a transparência e legalidade de suas ações . Em vez disso, eles concentram arriscadamente o poder e o controle no gabinete e na pessoa do Presidente, ampliando o período de trabalho, conferindo-lhe uma autoridade autocrática sem precedentes e sem nenhuma garantia.

 

Exemplificando, o Presidente poderia escolher  todos os membros do Conselho Executivo, todos os membros  do Conselho Eclesiástico, e todos os Chefes de Departamentos; além disso  teria poderes para criar e abolir qualquer departamento que desejasse durante  um período de até seis  anos enquanto  o Conselho Diretor,  cujos membros são os representantes e responsáveis  perante a lei , só poderiam  permanecer no cargo  por três anos , tendo que aguardar mais três anos para que possam se tornar novamente elegíveis! Em outras  palavras, este documento facultaria  ao   Presidente total controle da Sede Mundial da  The Rosicrucian Fellowship   . Além disso , com a possibilidade de ser um membro eleito do Conselho Diretor que ele próprio designa, a posição do Presidente fica mais fortalecida ainda.

Uma mudança tão significativa e radical, delineada nesta proposta, divide a função  da Secretaria Esotérica  em múltiplas e independentes co-secretarias, baseadas num   indefinido número de departamentos de idiomas. O Secretário Esotérico deixaria  de ser nomeado pelo Conselho Diretor perdendo as atribuições  de direção  espiritual, com responsabilidades como tal , passando a ser nomeado pelo Presidente.

Uma vez que  o presidente exerce um  papel secular , exotérico,  não é adequado ter o Secretário Esotérico que se reportar exclusivamente ao Presidente; não obstante,  da forma como este documento prescreve, a função de Secretário Esotérico   é fragmentada  num  grupo de secretários designados  por idiomas. Sem nenhum Secretário Esotérico responsável por matérias esotéricas, não há ninguém para fazer um chamado definido, recaindo portanto tal atribuição na figura do Presidente,  aumentando o seu poder.

Postulamos que deva  haver apenas  um  Secretário Esotérico, que responda  junto ao Conselho Diretor, tal como o atual Estatuto determina. Assim como  o único  Espírito  de Cristo está acima de todos os Espíritos de Raça e unifica todos os grupos idiomáticos, um único Secretário Esotérico unifica e organiza todas as funções esotéricas e todas as pessoas a serviço do trabalho esotérico, incluindo os passos que conduzem ao voto do Probacionismo e o contínuo treinamento esotérico dos membros.  Um  único  Secretário Esotérico atua como uma ponte entre o Mestre e o Membro, assegurando a confiabilidade entre eles, e protegendo  a privacidade dos registros.

Nós, signatários desta carta, respeitamos completamente o direito de todos os membros de votarem de acordo com os ditados de sua própria consciência, entretanto nos sentimos no dever de submeter nossos comentários a vossa atenção para que  possam estar mais informados a respeito das mudanças propostas ao marcar e ao enviar os cupons aprovando ou rejeitando os novos regulamentos.

Que a Luz de Cristo lhe oriente e lhe rodeie com Seu Amor que tudo abarca.

 

Elizabeth Ray, Secretária Esotérica  (2001 – 2003)                 

Shirley Sharpe, Secretária Esotérica (1998 – 1999)                  

Gloria Hayes, Secretária Esotérica (1985 – 2001)                   

Jean de Galzain, Secretário Esotérico (1981 – 1985)                

Michael Miles Secretário Esotérico (1979 – 1981)                    

Margaret Lindeman, Secretária Esotérica (– 1979) 

 

 

BACK TO ROSE CROSS HOME PAGE

 

HOME

 NEWS ABOUT MT. ECCLESIA

MYSTIC LIGHT

 

 Click here to visit the Rosicrucian Fellowship Official Web Site

 Click here to visit ROSE CROSS, A Quarterly Rosicrucian Online Magazine

 

MOUNT ECCLESIA is a Rosicrucian Online Magazine created and supported by Students of the Rosicrucian Teachings  and dedicated to promote Rosicrucian Teachings and related subjects. It is related to The Rosicrucian Fellowship but not formally affiliated with it.

It is not an official website of The Rosicrucian  Fellowship and does not necessarily represent the thoughts of Headquarters one way or another.


 
Writers of published articles are alone responsible for statements made

 Editor & Web Master: Alexandre David

 

THE MYSTIC LIGHT

 

A NEW WEB SITE

Dedicated to all who search for truth

 http://themysticlight.tripod.com